A pauta da reunião realizada na quarta-feira dia 02, destacou a implantação de ferrovias na região como a ferrovia Norte-Sul, ligando boa parte do país, em especial do Sul do Brasil, entre outros assuntos de interesse comum dos quatro Estados.
A regulamentação e a aplicação da lei (12.723/12) que autoriza a instalação de free shops em municípios de fronteira, que tenham cidades gêmeas estrangeiras, também foram amplamente discutidas.
Em Santa Catarina, a única cidade contemplada pela lei é Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, que é ‘gêmea’ de Bernardo de Irigoyen, na Argentina. A regulamentação definitiva da legislação com os detalhes e critérios da implantação das lojas que oferecem produtos importados aos turistas com isenção de impostos, é aguardada desde o fim de 2012, quando foi aprovado o projeto no Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República.
Leonel Pavan ressaltou que o Parlasul reúne interesses prioritários dos Estados estando acima de interesses políticos e cores partidárias. Para o parlamentar catarinense a participação da entidade é de extrema importância na busca de soluções conjuntas. “Há uma necessidade de união em busca de propósitos e metas de interesse comum dos nossos quatro Estados”, destacou.
Pavan também sugeriu a realização de uma reunião conjunta do PARLASUL e do CODESUL que reúne os governadores dos Estados.
Participaram da reunião em Porto Alegre, o deputado Ciro Simoni (PDT/RS), presidente do Parlasul, Zilá Breitenbach (PSDB/RS) Juliano Roso (PCdoB/RS), Rodrigo Minotto (PDT/SC) além de Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná e atual diretor administrativo do BRDE e Vicente Bogo, ex-vice governador do Rio Grande do Sul e atual secretário executivo do CODESUL.