Atendendo a pedido do parlamentar, o delegado regional de Polícia de Balneário Camboriú David Queiroz esteve reunido nesta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, com o deputado Leonel Pavan (PSDB) para tratar da readequação do projeto de construção de uma nova Delegacia da Polícia Civil na Rua Inglaterra, no centro da cidade. Os recursos federais previstos da ordem de R$ 6 milhões, de um total de R$ 35 milhões para a área de segurança regional, repassados, via governo do estado há cinco anos, acabaram redirecionados para a compra de viaturas porque houve impasse na construção da obra entre o executivo estadual e o Conselho da Cidade que não aceitava que a delegacia fosse construída no mesmo local.
A prefeitura chegou a oferecer outro terreno para permuta com o governo do estado, mas o processo não foi concretizado em função de novo impasse em torno do valor de mercado do imóvel. O delegado regional explicou que a cidade ficou de fora desta verba para recebimento de viaturas policiais porque já recebe por outros meios como os recursos arrecadados das infrações de trânsito.
Diante disso, a ação para buscar a retomada da verba está sendo feita por meio da readequação do projeto original de construção de um complexo policial feito em parceria com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí- Açu (AMFRI).
Antes havia a previsão de construção de um prédio de sete andares, alterado agora para um menor com dois andares numa área total de aproximadamente 3 mil metros quadrados e com previsão para abrigar delegacias operacionais como a da Comarca, de Atendimento ao Turista e Especializada da Mulher, Criança e Adolescente.
“Como o município não pode receber a sua parte em viaturas policiais vamos reivindicar ao governo do estado para que a verba seja novamente liberada, até porque agora já existe entendimento e aprovação deste novo projeto pelo Conselho da Cidade”, disse Pavan.
O parlamentar também irá justificar que com a movimentação turística e população crescente, Balneário Camboriú necessita de melhorias permanentes na segurança pública e no atendimento ao cidadão.