O deputado lembrou que acompanhou pessoalmente as manifestações dos sindicatos dos armadores e dos pescadores de Itajaí que realizaram um ato com dezenas de embarcações impedindo os navios de entrarem no porto das cidades de Itajaí e Navegantes.
Eles protestavam contra a portaria 445 editada pelo governo federal que publicou a lista das espécies ameaçadas de extinção, dentre elas estavam diversos peixes e moluscos considerados recursos pesqueiros importantes para o setor.
Pavan enfatizou que o protesto só foi encerrado com a promessa do governo federal de resolver o problema e que foram criados dois Grupos de Trabalho (GT), um na esfera governamental com a participação do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), e outro entre a sociedade civil (setor pesqueiro) e o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura.).
O deputado garantiu que vai continuar acompanhando de perto os desdobramentos deste caso e para tanto sugeriu aos colegas deputados o envio de um requerimento conjunto endereçado às autoridades federais cobrando agilidade na solução da questão.